11 fevereiro 2012

A gramática
Existem vários tipos de gramática ,a gramática normativa,a descritiva, a histórica e a comparativa.
A Gramática normativa é a que procura sempre padronizar a linguá estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente.Costuma ser utilizada em sala de aula e em livros didáticos.
A Gramática descritiva ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.
A Gramática historia Estuda a origem e a evolução histórica de uma língua.
E a Gramática dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática Comparativa das línguas românicas.
A Gramática é dividida em dez partes diferentes,fonética,morfologia,sintaxe,semântica,estilística, etimológica,fonologia,apêndice,comunicação e literatura.
A explicação dessa partes é assim:
1ª fonética:A fonética é o estudo dos sons da fala,considera a palavra sob o aspecto sonoro e trata dos fonemas(como se produzem,classificam e agrupam)da pronuncia correta das palavras,ou seja da correta emissão e articulação dos fonemas(ortoépia:Parte da gramática normativa que trata da nítida emissão das vogais e encontros vocálicos; da correta articulação das consoantes e encontros consonantais; das regras de ligação dos vocábulos na cadeia falada.)da exata acentuação tônica das palavras(prosódia: A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras tomando como padrão a língua considerada culta.) e da figuração gráfica dos fonemas ou escrita correta das palavras(ortografia:é a representação das palavras por meio de escrita o famoso texto)
2ª morfologia: A morfologia ocupa-se de diversas classes de palavras, isoladamente, analisando-lhes a estrutura, a formação, as flexões e propriedade.
3ª Sintaxe:É o objeto da sintaxe o estudo das palavras associadas na frase.Ela examina a função das palavras e das orações no período(análise sintática: encarrega-se de examinar, classificar e reconhecer as estruturas da sintaxe, isto é, os períodos, as orações e os termos das orações),as relações de dependência das palavras na oração, sob o aspecto da subordinação(sintaxe de regência estuda as relações de concordância de entre dois termos), as relações de dependência das palavras sob o ângulo da flexão(sintaxe de concordância  é o modo em que se organiza uma frase conforme os demais termos.) e a disposição ou ordem da palavras e das orações no período(sintaxe de colocação é a parte da gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase.)
4ª Semântica: A semântica tem como objetivo o estudo da significação das palavras.Pode ser descritiva ou histórica.A semântica  descritiva estuda a significação atual das palavras;a história se ocupa com a evolução do sentido das palavras através do tempo.À Gramática Normativa só interessa a semântica descritiva.
5ª Estilística:A estilística trata, essencialmente, do estilo, ou seja, dos diversos processos expressivos próprios para sugestionar,despertar o sentimento estético e a emoção.Esses processos resumem-se no que chamamos de figura de linguagem. A estilística, em outras palavras, visa o lado estético e emocional da atividade linguística, em oposição ao aspecto intelectivo , científico.
6ª Fonologia :É a parte da Gramática que estuda o comportamento dos fonemas de uma língua, tomando-os como unidades sonoras capazes de criar diferença de significados. Outros nomes: fonêmica, fonemática.
Etímologia:Etimologia é o ramo da linguística (estudo de idiomas) que se dedica a pesquisar a origem e formação das palavras.Para responder etimologicamente o que é "etimologia", poder-se-ia dizer que vem do latim "etymologia", que por sua vez veio do grego "etymonlogia", palavra com duas raízes: "etymos" (verdadeiro, origem) e "logos" ( palavra, vocabulário, estudo), ou seja, verdadeira origem da palavra.
 Apêndice: os apêndicecontém os tópicos de Questões Notacionais da Língua, e um pouco de Lexicologia, que apesar de ser um ramo exclusivo da Linguística, pode ser estudado dentro do contexto gramatical, já que o léxico é estudado indiretamente, quer ou não queira em todas as áreas da Gramática convencional.
9ª Comunicação:A comunicação é o meio que o homem usa para se expressar e para isso necessita usar palavras,gestos,expressões,sinais visuais,símbolos,e todos os recursos de comunicação utilizam sinais de diferentes naturezas.Tais sinais podem ser classificados em verbais e não verbais.
10ª  Literatura: A literatura é a criação humana,que reflete o modo de ver a vida de estar no momento.A criação da literatura tem valores que se modificam ao longo da historia.Sua matéria-prima é a palavra.A obra literária utiliza a palavra para recriar a realidade,a vida por um lado,a literatura é invenção.De outro o universo ficcional mantém relações vivas com o mundo real.Nesse sentido a literatura da realidade.A Literatura tem três principais funções,função evasiva ,arte pela arte e a literatura engajada.
1ª Função evasiva: Fuga da realidade,essa é a maneira com que o escritor pode escrever e fugir um pouco de sua realidade.
2ª Arte pela Arte: o que importa nessa função é escrever e ver a beleza dos termos em 2º plano.
3ª Literatura engajada:em que os autores que são comprometidos com a defesa de idéias politicas,sociais,religiosos e filosóficos.
Por hoje isso é tudo.  
                                                                                                           By: Nathália Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário